apresentaçãocoleção loja de cerâmicavisitas
Museu
coleção
| |
Diversos objectos em cerâmica artística e peças escultóricas

 
A exposição permanente do museu é constituída por dois núcleos: um de Olaria e outro de Esculturas de Cerâmica, o que representa um espólio de mais de 1300 peças, distribuídas por três salas, com uma área total de 400m2. O acervo museológico é constituído por uma multiplicidade de objectos artísticos, feitos e modelados na roda de oleiro da Escola/Oficina de Cerâmica Artística, designadamente, vasos, jarros, travessas, pratos, serviços de chã e café, presépios, figuras populares, pequenos conjuntos escultóricos e outros objectos com uma variedade que ultrapassa várias centenas de modelos.

A exposição permanente integra ainda uma secção com elementos que narram a evolução do sector de cerâmica, desde os primeiros passos, dados ainda nas primitivas instalações num armazém da fábrica de Castro Alves, até ás da Escola/Oficina. Além das peças expostas, existem muitas outras que retractam o percurso da própria Escola/Oficina de Cerâmica e que constituem a reserva do museu.

Copyright © 2024 | Fundação Castro Alves - Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by: brainhouse