históriafundador missãoestatutosorgãos sociaisrelatório actividades e contasmecenasmultimédia
A Fundação
fundador
Comendador Manuel Maria Castro Alves

Nasceu aos 21.10.1935.

Frequentou a Escola Primária de S. Pedro de Bairro até à 4a Classe.

Apesar de ainda muito jovem ter sentido uma clara vocação para a actividade artística e cultural, as muitas carências de então impediram-no de logo prosseguir tal caminho.

Aos 12 anos de idade já trabalhava como operário têxtil.
Aos 27.04.1958 casou com a D.a Maria Alcina Castro Pereira.

Iniciou a sua actividade industrial em 1961, lançando-se na senda do progresso económico sem nunca descurar o apoio e a promoção social dos trabalhadores e colaboradores.

Em 1971 iniciou a promoção da educação, pela Arte, de dezenas de crianças desta região.

Equilibrou o seu labor industrial com uma actividade cultural permanente e uma feliz busca de riqueza espiritual.

Contribuiu durante os anos da sua vida para que centenas de crianças e jovens pudessem encontrar no Centro de Arte e Cultura Popular, agora Fundação Castro Alves, o complemento educacional e de formação artística - quer na música, quer na declamação, quer na cerâmica - que tão necessário é ao bom desenvolvimento do saber e da completa formação humana.

Em 1980 foi homenageado com a Medalha de Ouro do Município de Vila Nova de Famalicão.

Aos 29.05.1981 foi condecorado com a Comenda de Grão Mestre das Ordens Portuguesas.

Faleceu aos 18.09.1998.

Testemunhos ››