apresentação coleçãoloja de cerâmicavisitas
Museu
apresentação
Museu de Cerâmica

O Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves é um dos filhos, nascido em 1987, que brota do sonho e utopia de um homem: Comendador Manuel Maria Castro Alves (1935-1998), os quais irrompem no já distante ano de 1971.

O Museu foi constituído a partir de peças com qualidade artística desenvolvidas na Escola de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, que iniciou a sua actividade em 1979 e teve como grandes impulsionadores, os Pintores Júlio Resende e Francisco Laranjo, o Oleiro Fernando Sousa e o Arquiteto Fernando Lanhas, que frutificam posteriormente o Museu de Cerâmica Artística.

O Museu de Cerâmica Artística foi concebido e organizado pelo Arquiteto Fernando Lanhas, quer ao nível do projeto de arquitectura quer do projeto museográfico. O Museu tem em exposição permanente coleções constituídas por dois núcleos, um de Olaria e outro de Esculturas de Cerâmica, o que representa um espólio de 1336 peças distribuídas por três salas com uma área total de 400m2.

O Museu de Cerâmica Artística é um testemunho da evolução e da criatividade dos seus artesãos, que integra uma vitrina, com elementos que narram a evolução do sector de Cerâmica da Fundação Castro Alves, com os primeiros passos dos artesãos, sob a orientação do Pintor Francisco Laranjo.

A Fundação Castro Alves dispõem de um serviço de visitas guiadas, ao Museu de Cerâmica Artística, onde é possível explicar aos visitantes os diferentes núcleos que compõem o museu e que narram a evolução do sector da cerâmica da Fundação. Actualmente, fruto da sua excelência, o Museu recebe a visita de um número significativo de visitantes, maioritariamente grupos de diferentes tipos de instituições, organizações e diferentes tipos de públicos, nomeadamente, crianças, adultos e séniores.

O Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, integra a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão e oficializou em 2014 a integração na 'Rede de Museus e Monumentos da NUT III Ave', através da assinatura da carta de princípios, realizada no dia 28 outubro de 2014 na Comunidade Intermunicipal do Ave.