A nossa homenagem ao Mestre Júlio Resende na hora do seu falecimento
23/09/2011
A sua figura fica eternamente ligada à Fundação Castro Alves Escola - Oficina de Cerâmica

Júlio Resende foi o inspirador e um dos impulsionadores da Oficina de Cerâmica da FCA. Coube-lhe dar a 1ª aula aos jovens artesãos que frequentaram os seus primeiros ateliês. Pelo seu punho deixou-nos uma mensagem de esperança e de confiança no futuro da humanidade.

Acta da criação da Escola - Oficina de Cerâmica criada em 1979

Uns olhos que se abrem e o pensamento que se dirige para alguém, que são sempre os outros; é o seu semelhante. Perspectiva que tinha de o ser… mesmo que o seja na pessoa do seu semelhante. Terra fértil que dará os melhores frutos porque têem em si, um fermento rico.

É um ideal que dá a verdadeira estatura do homem na pessoa do Senhor Castro Alves. “Centro de Arte e Cultura Popular de Bairro”, a tal perspectiva que fará já é uma certeza.

O homem que se revê no outro homem; e quando isso acontece poderemos afirmar que se pode confiar no devir desse homem.
Francisco Laranjo. O artista que é o amigo, na base da cerâmica é a garantia de êxito que esta obra singular bem merece!

Bairro, 10 de Junho de 1979

Júlio Resende